BAGAGEM

  • Bagagem
  • Bagagem de mão
  • É possível levar artigos pessoais, desde que não desde que não sejam comprometidos o conforto, a segurança e a higiene dos passageiros, além de ser de fácil acomodação com um total de até 5 quilos no porta-embrulho, localizado no interior do ônibus.  Este artigo deverá ser acomodado com total segurança e não deve ultrapassar as dimensões máximas do porta-embrulho.

    42cm (Profundidade), 78cm (Largura), 26cm (Altura)

    Se a sua bagagem de mão exceder o limite de tamanho e/ou peso, você deverá despachá-la no bagageiro do ônibus, respeitando a franquia máxima permitida por passageiro.

    A empresa recomenda que o cliente identifique sua bagagem com, nome, endereço e telefone, através de etiquetas que podem ser afixadas em uma das alças.

    O cliente deve ficar atento a sua bagagem de mão durante toda a viagem, inclusive nas paradas, pois a responsabilidade pela bagagem de mão é totalmente do passageiro.

  • Bagagem despachada no bagageiro
  • No bagageiro o cliente tem direito a despachar até 30 quilos, respeitando o volume máximo (comprimento x largura x altura) de 350 decímetros cúbicos e limitando a maior dimensão de qualquer volume a 1 metro. Exemplo: 100 cm de comprimento X 50 cm de largura X 60 cm de altura.

    É direito do cliente, e dever da empresa, receber os comprovantes do despacho das bagagens despachadas no bagageiro dos ônibus, devendo mantê-los consigo até a sua retirada.

    A empresa recomenda que objetos de valor como, joias, dinheiro, notebooks, celulares, máquinas fotográficas e outros equipamentos eletrônicos, estejam sempre próximo a você, a bordo do ônibus e durante as paradas.

     

  • Bagagens proibidas
  • Seguindo a legislação específica é proibido o transporte, no porta-embrulho ou no bagageiro,  de artigos perigosos que comprometam a segurança do veículo, seus ocupantes e terceiros, tais como:

    bagagens proibidas

    1. Arma de fogo

    Qualquer tipo de arma de fogo ou produto ou objeto que simule a arma, assim como munições de qualquer espécie.

    2. Botijão de gás

    Botijões de qualquer tipo de gás ou tamanho

    3. Cilindros de oxigênio

    Cilindros de qualquer tamanho ou quantidade, exceto os de uso individual para passageiros com autorização médica

    4. Corrosivos

    Material corrosivo, líquido, sólido ou gasoso que coloque em risco a segurança das pessoas, veículo e demais bagagens

    5. Explosivos

    Material explosivo que qualquer natureza, incluindo fogos de artificio.

    6. Gases

    Qualquer espécie de gás corrosivo, tóxico, inflamável, que coloque em risco a segurança da viagem ou dos passageiros

    7. Líquidos e sólidos inflamáveis

    Líquidos, como thinner, benzeno, gasolina, querosene, e outros similares, além de sólidos que, em condições de transporte, sejam facilmente combustíveis, ou que por atrito possam causar fogo ou contribuir para tal.

    8. Material radioativo

    Qualquer tipo de material ou equipamento radioativo, em qualquer estado ou condição.

  • Bagagens especiais e esportivas
  • 1. Instrumentos musicais, como violão, guitarra, baixo, viola e violino.

    O transporte dos instrumentos de corda é permitido desde que estejam devidamente embalados em estojos rígidos e no bagageiro do ônibus. É permitido o transporte no interior do ônibus desde que não ultrapasse o peso de 5 kg e as dimensões do porta-embrulho.

    2. Bicicletas.

    No bagageiro dos ônibus é possível transportar um total de 2 bicicletas. A bicicleta deve estar devidamente acondicionada, limpa, com o selim abaixado, rodas dianteira e traseira removidas e presas ao quadro da bicicleta, além do guidão virado e fique paralelo ao quadro, para que não cause nenhum dano as outras bagagens. É importante lembrar que o peso da bicicleta faz parte da franquia de bagagem que é de 30 quilos.

    3. Pranchas de surfe, windsurf, kitesurf.

    É possível transportar pranchas de surfe desde que estejam acondicionas em capas apropriadas e que não deixem as quilhas expostas, além de respeitar os limites de dimensão do bagageiro do ônibus. A capacidade de cada ônibus para este tipo de bagagem é de 4 pranchas no total.

    4. Monociclos, triciclos e bicicletas motorizadas, monociclos e triciclos.

    Não é possível o transporte no ônibus da empresa, mesmo que desmontados.

    5. Televisores, monitores e computadores “desktop”

    É possível o transporte no bagageiro do ônibus desde que estejam devidamente embalados em caixas de papelão e plástico tipo bolha, protegidos para impactos e trepidação, sendo necessário o preenchimento de conteúdo para artigos usados e a apresentação da nota fiscal para itens novos.

    6. Cadeira de rodas

    O transporte da cadeira de rodas utilizada pelo passageiro com necessidades especiais é realizado sem que o peso da cadeira seja cobrado ou computado na franquia de bagagem e tem embarque/desembarque prioritário.

  • Bagagens extraviadas ou danificadas
  • Em caso de dano ou extravio de bagagem, procure o funcionário responsável que se encontrar no local do desembarque. Preencha o formulário de reclamação de bagagem e apresente o ticket de bagagem e a sua passagem. A cópia destes documentos será anexada ao formulário preenchido que será encaminhado à empresa para que as devidas providências sejam tomadas. Para seu conforto, sugerimos que a bagagem receba identificação interna contendo os seus dados pessoais como: nome, telefone, CPF e endereço, pois, em caso de extravio ou esquecimento, será mais fácil devolvê-la.

     

  • Bagagens - Valor do Excesso
  • 1. Viagens intermunicipais dentro do mesmo estado

    Quando ultrapassada a franquia de bagagem, que é o limite de peso que pode ser transportado, o cliente deverá pagar 1% do valor da passagem, por cada quilograma (kg) excedido.

     

    2. Viagens interestaduais

    Em viagens entre os estados brasileiros, excedida a franquia de bagagem, o cliente deverá pagar 0,5% do preço da passagem correspondente ao serviço convencional com sanitário, por cada quilograma (kg) excedente.

     

  • Objeto esquecido
  • Se você esqueceu algum objeto ou documento no interior de um dos nossos ônibus, entre em contato com a  nossa central de atendimento, para que possamos ajudá-lo a encontrar. Caso seja localizado, entraremos em contato com você através do seu e-mail.

    Lembrando que, de acordo com o artigo 8º, inciso 6º da resolução nº 1432, de abril de 2006 da ANTT, a empresa não se responsabiliza por objetos deixados no interior do veículo, uma vez que estes volumes, transportados na parte superior do veículo, são de responsabilidade do passageiro.

Dúvidas e compra de passagens: 4004-9600

Cancelamentos, sugestões e reclamações: 0800-942-0030

Deficiente auditivo ou fala: 0800-770-3603

Assessoria de Imprensa: youngpr.imprensa@yr.com